Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos

Assim como Jogos Vorazes, A Culpa é das Estrelas e outros livros do gênero Young Adult, Instrumentos Mortais virou febre e como eu sempre acabo me rendendo aos YA, dei uma chance e me arrependi imensamente. É aqui que os fãs podem começar a me apedrejar. A saga tinha tudo pra ser boa. Mistério, seres sobrenaturais e gente bonita. Tem um contexto de romance mas isso eu aprendi a ignorar. Livros com tema sobrenatural são meus favoritos e eu tinha grandes expectativas aqui.

O desânimo começa quando você pega o livro e já dá de cara com a seguinte citação:
Tá trocando o sujo pelo mal lavado.
Mas agora vamos ao que importa: A história!
Cassandra Clare não se importa muito em fugir dos clichês YA. Uma garota aparentemente comum se envolve acidentalmente numa trama perigosa, cheia de criaturas sobrenaturais e descobre que ela é única e especial. Tire o sobrenatural e você tem o enredo de todas as distopias adolescentes por aí.

Clary é nossa heroína mundana, que vê sua vida ligada à uma bagunça de caçadores de demônios, lobisomens e vampiros. Do lado sobrenatural, Jace é um dos caçadores de demônios que veio para destruir o coração das menininas e é claro que esses dois resultariam em ROMANCE ADOLESCENTE!
No time dos secundários, temos Simon, o amigo humano que por lei é apaixonado por ela há anos, Alec, outro caçador, apaixonado por Jace, e Isabelle, por quem Clary obviamente tem uma dor terrível de cotovelo.

O enredo em si é atraente. Clary acreditava que tinha uma vida normal até que sua mãe desaparece e ela descobre que ela escondia segredos, mistérios e poderes sobrenaturais, além do preciosíssimo Cálice Mortal. É aí que os caçadores de demônios entram na vida de Clary para ajudá-la a entender a situação e salvar o Cálice das mãos de Valentim, que pretende criar um exército maligno para si.

A falta de complexidade dos personagens e a superficialidade nos diálogos foram os motivos que me levaram a abandonar a leitura. A autora exagera ao querer demonstrar a juventude dos personagens usando diálogos bobos e recheados de respostas prontas.
Perdi a conta de quantas vezes os personagens mostraram que possuíam uma bela língua afiada, cheia de sarcasmo e piadinhas a nível de ensino fundamental, tudo na tentativa falha de mantê-los juvenis e descolados. Na verdade essa estratégia é uma velha conhecida. Autoras de fanfics, principalmente as românticas, utilizam da língua afiada e das conversas bobinhas para deixar os personagens "divertidos", o que teoricamente mantém os leitores interessados. Funcionava com o meu eu de 5 anos atrás, não com o atual.

Senti falta de personagens complexos, bem construídos, misteriosos e com personalidades diversificadas.Os protagonistas não passam de xerox do modelo padrão de adolescente descoladinho de Hollywood. Esperei uma postura sombria e misteriosa nos caçadores de demônios e me decepcionei profundamente, visto que Jace, que é supostamente o queridinho, poderia facilmente ser confundido com um galã de comédia romântica da Sessão da Tarde.

Cheguei num momento onde estava lendo apenas os diálogos pra ver se o livro acabava mais rápido mas foi impossível. Nem fiquei agoniada por abandonar a leitura tão perto do fim. O livro não me cativou em nenhum momento e eu peço imensas desculpas aos fãs de Instrumentos Mortais mas de Cassandra Clare eu quero é distância.

Vai ver eu já tô é ficando velha demais pra ler gênero adolescente.



O que é: Cidade dos Ossos - Instrumentos Mortais Vol. 1
Páginas: 462
Publicado em: 27 de março de 2007
Autor: Cassandra Clare

Gêneros: Fantasia, Ficção juvenil, Literatura infantojuvenil, Ficção especulativa
Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

6 comments:

  1. Nada é como antigamente. E Hollywood tem ficado cada vez mais sem idéias, fazendo qualquer historia que vem pela frente , e isso também reflete em livros

    ReplyDelete
  2. Oi Snow, tudo bem? Gostei muito do visual do blog, desejo muito sucesso pra ti.
    Sou meio suspeita para falar de Instrumentos Mortais pois sou uma grande fã, mas acho que isso é porque li o primeiro livro faz alguns anos.
    O primeiro livro, Cidade dos Ossos, realmente pega pesado nessa "atitude descolada" dos personagens e algumas cenas muito mal escritas, mas adentrei na leitura com muita coragem, pois é uma série de nada mais nada menos seis livros (e mais um prequel maravilhoso).
    A série evolui muito, sendo o terceiro volume o meu favorito. Fica mais sombria e deixa um pouco do mimimi romance de lado (se bem que volta com tudo no quarto volume). Realmente não é todo mundo que tem paciência.
    Minha recomendação? Leia As Peças Infernais. É uma trilogia que se passa na Londres Vitoriana e vai te agradar muito mais, pelo o que eu li em suas descrições. Os personagens são muito mais bem construídos e o romace muito mais bem trabalhado.
    Espero que dê uma chance!
    Beijos,
    http://respiramoslivros.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada por tudo! Inclusive pela indicação, pode deixar que assim que sobrar um tempinho eu vou dar uma olhada!

      Delete
  3. Olá Snow,
    encontrei o seu blog no skoob e vim fazer uma visitinha.
    Infelizmente, o que mais vemos hoje dia são livros assim meio sem conteúdo.
    Acho que não é porque um livro é YA que tem que ser tratado dessa forma, como histórias bobinhas com um romance ou triângulo amoroso de praxe, diálogos engraçadinhos e coisas do gênero. Não li Instrumentos Mortais, e se tinha alguma vontade, perdi completamente depois de mais uma resenha negativa sobre o livro rs. Espero que comecem a lançar histórias boas, que não só prendam o leitor com coisas fúteis, mas tenham algum conteúdo né?
    Beijos
    http://winter-wine.blogspot.com.br/
    www.facebook.com/winterwines

    ReplyDelete
    Replies
    1. Talvez se Instrumentos Mortais estivesse nas mãos de outros autores, o resultado seria bem melhor. Uma peninha. XD

      Delete
  4. Ainda não li esse livro, mas irei. Eu amo YA e quero saber porque tantos falam dele, apesar de você não ter gostado. Dizem que a autora se inspirou nos personagens da Gina e do Draco de Harry Potter (não sei se você já leu) para os personagens principais. Quero ler pra descobrir se parece mesmo ;)

    http://ohamoramia.blogspot.com.br/

    ReplyDelete

Powered by Blogger.